A saber, a gestão de projetos é uma área de grande importância no mundo dos negócios e da tecnologia, uma vez que as empresas e a tecnologia dependem dela para planejar, executar e controlar as atividades necessárias para concluir um projeto com sucesso. Além disso, o Project Management Institute (PMI®), uma organização sem fins lucrativos, criou-se com o objetivo de promover a gestão de projetos como uma disciplina profissional. Por fim, vamos abordar a gestão de projetos e o PMI®, apresentando suas definições, metodologias, processos e benefícios.
De fato, a gestão de projetos é uma disciplina que se concentra em planejar, organizar, executar e controlar recursos para alcançar objetivos específicos dentro de um prazo definido. Assim sendo, é uma abordagem sistemática para gerenciar projetos, incluindo o uso de ferramentas, técnicas e metodologias para gerenciar o ciclo de vida do projeto, desde a concepção até a conclusão. Em outras palavras, a gestão de projetos pode ser aplicada a qualquer projeto, independentemente de sua complexidade, tamanho ou setor.
Assim, os projetos podem ser divididos em quatro áreas principais: escopo, tempo, custo e qualidade.
Por conseguinte, podemos agrupar os processos de gestão de projetos em cinco grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.
Por outro lado, o PMI® é uma organização sem fins lucrativos que foi criada em 1969 para promover a gestão de projetos como uma disciplina profissional. Dessa maneira, o PMI® tem como missão promover a gestão de projetos de forma ética e profissional em todo o mundo, por meio da definição de padrões, da certificação de profissionais, da educação e da pesquisa.
Por conseguinte, esta entidade desenvolveu um conjunto de padrões e metodologias para a gestão de projetos que são amplamente utilizados em todo o mundo. Assim, os padrões do PMI® são baseados em boas práticas comprovadas e abrangem todas as áreas de gestão de projetos. Dessa forma, o mais conhecido desses padrões é o Guia PMBOK®® (Project Management Body of Knowledge), que fornece uma visão geral das melhores práticas e processos envolvidos na gestão de projetos.
A saber, o Guia PMBOK®® é composto por 10 áreas de conhecimento e 5 grupos de processos, que foram mencionados anteriormente.
As áreas de conhecimento incluem:
Nesse sentido, o PMI® reconhece amplamente a certificação PMP® (Project Management Professional) como a credencial padrão para profissionais de gestão de projetos em todo o mundo. Assim, concedemos a certificação PMP® aos profissionais que passam em um exame que avalia seus conhecimentos e habilidades em gestão de projetos, com base no Guia PMBOK®®. Em outras palavras, a certificação PMP® reconhece que um profissional possui habilidades e conhecimentos comprovados em gestão de projetos, sendo altamente valorizada pelos empregadores globalmente.
Ainda, a gestão de projetos e o uso dos padrões e metodologias do PMI® oferecem uma série de benefícios para as organizações, incluindo:
Em resumo, a gestão de projetos e o PMI® são fundamentais para o sucesso de projetos em todos os setores e tamanhos de organização. Dessa forma, o PMI® fornece um conjunto de padrões e metodologias reconhecidos internacionalmente que ajuda as organizações a gerenciarem seus projetos de forma mais eficiente e eficaz.
Assim, os profissionais de gestão de projetos que buscam a certificação PMP® devem passar em um exame que avalia seus conhecimentos e habilidades em gestão de projetos, com base no Guia PMBOK®®. Portanto, a gestão de projetos e o uso dos padrões e metodologias do PMI® oferecem uma série de benefícios para as organizações, incluindo melhoria da eficiência, redução de riscos, melhoria da comunicação, aumento da satisfação do cliente e maior competitividade.
Por fim, para saber mais sobre o universo de Projetos, entre em contato com nossos consultores FIA.
Referências Bibliográficas