O Desempenho do Portfólio de Projetos de Novos Produtos e as Práticas Utilizadas: Um Estudo de Caso (2010)

Com o ambiente corporativo amplamente competitivo, a necessidade de inovação e geração de novos produtos e serviços se tornou ainda maior para as organizações. O desenvolvimento desses novos produtos e serviços dentro das organizações é realizado através de projetos que compete recursos com outros empreendimentos e deve fazer parte da estratégia corporativa. Dentro deste contexto, as organizações possuem um conjunto de projetos quem devem ser identificados, selecionados, priorizados e desenvolvidos. O gerenciamento de portfólio de projetos surge como uma alternativa que visa operacionalizar a estratégia de uma organização através de métodos, processos e ferramentas. Neste sentido, percebeu-se, por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa com abordagem exploratória, a necessidade de um trabalho que pudesse verificar o desempenho do portfólio de projetos das organizações e proporcionasse um entendimento sobre a avaliação de desempenho do portfólio de projetos e as respectivas práticas utilizadas por duas empresas selecionadas. Como resultado do estudo, pode-se perceber que houve uma tendência de avaliações positivas por parte dos entrevistados em relação ao desempenho do portfólio de suas empresas, talvez até devido a um cenário anterior de pouca organização em ambos os casos. As empresas estudadas apresentaram também processos definidos de gerenciamento de portfólio de projetos, bem documentados, adaptados ao negócio, à indústria e à realidade das empresas. Em ambos os casos tais processos aparecem suportados por um elemento da estrutura organizacional chamado de Escritório de Projetos ou PMO, contando também com o apoio da alta administração das empresas. Entretanto, foi verificado que ambas as empresas apresentaram problemas pelos executivos na implementação e/ou uso do processo de gerenciamento de portfólio de projetos. Concluiu-se também que os processos de gerenciamento de portfólio de projetos apresentados podem ser melhorados com a adoção de práticas identificadas na literatura e ainda não adotadas pelas empresas. Por fim, as diferenças observadas entre as empresas pesquisadas não pareceram ser de grande magnitude, nem tanto significativas, o que sugere a realização de outros estudos nessa área.