Para empresas com foco na venda de soluções customizadas às necessidades de seus clientes, a boa gestão do planejamento do escopo é um fator importante para a sustentação das estratégias competitivas de venda de projetos. O propósito desse trabalho de TCC é investigar quais são os principais fatores que influenciam diretamente no delineamento do escopo de propostas para projetos, com foco específico nas proposições relacionadas à melhoria e aumento de desempenho de equipamentos aplicados na indústria de extração de minerais. Portanto, esse trabalho busca analisar quais são os fatores críticos e informações relevantes a serem coletados para que as propostas de projeto possam ser geradas com a maior confiabilidade e assim evitar a mudança de escopo, facilitar a comunicação interna e melhorar o tempo de resposta aos clientes da empresa W. Para atender aos objetivos buscados, o estudo foi estruturado por meio de pesquisa exploratória de estudo de caso único, com aplicação de roteiro de entrevista de perguntas abertas. Após avaliação dos resultados coletados, foi feita uma análise critica sobre a atual forma de gestão das informações de requisitos de escopo dos projetos da Empresa W, fazendo uma análise comparativa à luz da literatura, para a proposição de um questionário a ser aplicado no momento do nascimento de cada oportunidade de projeto, com o intuito de dirimir os atuais problemas de gestão de escopo.