Este estudo teve o objetivo de analisar o gerenciamento de escopo na implementação de um Portal Corporativo numa empresa do segmento logístico que passa por um momento de expansão de negócios e consequente reestruturação. O objetivo da implementação do Portal Corporativo seria facilitar o acesso às informações da empresa a todos os funcionários, melhorando a comunicação, divulgação e armazenamento de processos e informações. Para embasamento do trabalho, foi feito um levantamento teórico sobre Portais Corporativos e Gerenciamento de Projetos, com foco em Gerenciamento de Escopo, que foi o item central desse estudo, mostrando os pontos mais críticos, os riscos e as principais vantagens e desvantagens de cada metodologia. Foi então realizado um estudo empírico por meio da aplicação de um questionário a funcionários-chave que seriam futuros usuários do Portal Corporativo da empresa-alvo. A análise das respostas do questionário aplicado foi seguida de um roteiro sugestivo para o gerenciamento de escopo. Como conclusão, o trabalho identificou as principais ações necessárias para a implementação e utilização das práticas no gerenciamento dos próximos projetos e nas suas tomadas de decisões estratégicas.