No Brasil, tem-se assistido o crescimento acelerado de incubadoras de empresas, formadas principalmente por jovens empreendedores oriundos do meio acadêmico. As empresas incubadas, no entanto, apresentam grandes dificuldades para permanecerem, ou mesmo sequer entrarem, no mercado. Isso decorre da necessidade de que as empresas sejam dinâmicas, bem administradas e ofereçam produtos, serviços e modelos de negócios cada vez mais inovadores. Este trabalho visa elaborar um guia complementar para as empresas e para a própria incubadora no desenvolvimento desses negócios, de modo a aumentar as chances de sobrevivência das empresas e a atração de investidores privados. As técnicas recomendads são baseadas nas práticas utilizadas pelo PMBOK® – Project Management Body of Knowledge, dentro do contexto da gestão de projetos e portfólio. Também é ressalva a importância da formalização do plano de negócios, devendo ser usado como critério de seleção para a incubação de novas empresas, e a importância da elaboração de um plano de projeto. Por fim, foi desenvolvida a concepção de que a incubadora é a gestora de projetos de empresas e deve, portanto, pensar as empresas como constituindo seu produto final, resultado de seus projetos.