Empresas públicas, privadas e do terceiro setor que precisam de ajuda específica para identificar e solucionar problemas ligados às práticas de gerenciamento de projetos, nos níveis estratégico, tático ou operacional.
As atividades de consultoria destinam-se a resolver problemas específicos, realizando diagnósticos, propondo soluções e implementando mudanças organizacionais que ajudem as empresas a sistematizar, melhorar ou criar novas diretrizes estratégicas, estruturas e práticas de gerenciamento de projetos. Como exemplo, no plano estratégico podemos citar as práticas de gestão de portfólio; em aspectos organizacionais, um modelo de PMO e, em aspectos operacionais, uma técnica de gestão de custos pelo método do EVA.
A consultoria é uma forma de prover meios às organizações para continuamente se aprimorarem. Muitas vezes as soluções estão dentro das próprias empresas; o que falta são apenas meios para identificá-las e canalizá-las adequadamente. Esse é o papel da consultoria, no seu eixo PROCESSO. Outras vezes, soluções especializadas podem ser trazidas, com base em suas aplicações em outras situações semelhantes. Esse é o eixo CONTEÚDO da consultoria. O grande benefício para as empresas, portanto, é contar com uma ajuda especializada externa, que quebre paradigmas, como a falta de iniciativa, falta de tempo, falta de conhecimento etc.