Gerenciamento Ágil de Projetos

Para quem é recomendado:

Profissionais com formação básica em gerenciamento de projetos e que buscam conhecimento em gerenciamento ágil. Ex-alunos, que não conheceram as técnicas ágeis em seus cursos anteriores; gerentes de escritórios de projetos (PMO) e gerentes atuantes de projeto que desejam ocupar um papel de liderança em equipes ágeis.

O que você precisa saber:

O objetivo geral do curso é capacitar profissionais para o gerenciamento de projetos de acordo com as melhores práticas ágeis. Neste curso, serão apresentados e discutidos conceitos, técnicas e ferramentas para revisar e aprimorar os modelos e processos de gestão de projetos nas organizações sem a necessidade de se exigir grandes mudanças estruturais, as quais tem sido uma das barreiras mais significativas para se atingir um patamar de alta maturidade no gerenciamento tradicional de projetos.

Diferenciais:

  • A utilização de modelos híbridos em gestão de projetos, os quais, em algum grau, combinam métodos tradicionais e ágeis, tem crescido bastante, atingindo uma percentagem de mais de 30% dos projetos executados atualmente no Brasil. A agilidade é uma competência, mais do que um método, cujo sucesso depende de uma série de fatores, como cultura organizacional, por exemplo. Possuem também diferentes graus de combinação, aplicáveis a diferentes situações. Além disso, apresentam diferentes barreiras à adoção, como resistências humanas, falta de pessoas experientes, e outras. Diante disso, seu processo de implantação precisa ser conduzido com cuidado e com fases bem estruturadas, fugindo de situações resultantes que tem se transformado em grandes mitos, tais como usar apenas para alguma natureza de projetos, usar os mesmos modelos para tudo, perceber agilidade como modernismo ou modismo, e outros.

Coordenadores:

 

Roberto Sbragia e Antonio Cesar Amaru Maximiano

Carga Horária:

 40 horas


Home