Publicações

Nesta área você pode conferir os resultados de estudos e pesquisas pela equipe e por quem já passou pela FIA. As publicações estão em forma de livros e artigos.


Administração de Projetos – Como transformar idéias em resultados

Autor(es):Antonio Cesar Amaru Maximiano

Editora:ATLAS

Edição:4ª Edição

Resumo:Projetos são sistemas de recursos e atividades coordenadas que procuram realizar objetivos dentro de prazos. Também são empreendimentos que exigem esclarecimentos de necessidades de clientes, decisões de consenso, formação e coordenação de fornecedores. Desenhar o projeto, de forma que o objetivo seja coerente com as necessidades, e realizá-lo eficazmente dentro de um contexto organizacional são os dois livros problemas mais importantes da administração de projetos.

Este livro, agora na 4ª edição, foi preparado para fornecer o roteiro de uma primeira visita organizada a essa disciplina e a suas ferramentas básicas. Seu objetivo é abordar os conceitos, as técnicas e o vocabulário que se aplicam àqueles problemas principais. A linguagem e a ênfase na conceituação exemplificada refletem a preocupação de orientar o texto para as aplicações práticas e para a educação básica dos estudantes de project management

Administração para empreendedores

Autor(es):Antônio César Amaru Maximiano

Editora:PEARSON / PRENTICE HALL

Edição:2ª EDIÇÃO

Resumo:Administração para empreendedores, do renomado professor Amaru, aborda o empreendedorismo de modo sério e diferenciado, com foco na elaboração de um plano de negócios. E, para tornar a aprendizagem mais fácil e didática, ao fim de cada capítulo, o estudante encontra ferramentas que reforçam o objetivo do livro, como "Questões para seu plano de negócios", que o auxilia na preparação do lançamento de um negócio por meio de perguntas relativas aos temas abordados, e "Estudos de caso", cujo objetivo é desenvolver seu raciocínio analítico na formulação de decisões. Por todas essas características, Administração para empreendedores é indicado para estudantes de graduação e pós-graduação em administração, bem como para alunos de cursos de ciências contábeis, gestão de negócios e processos gerenciais, além de ser ideal para empreendedores e executivos de pequenas e médias empresas.

Gestão Empresarial para a Internacionalização das Empresas Brasileiras

Autor(es): Afonso Fleury, Edoardo Perrotti, Eduardo Vasconcellos, Felipe Mendes Borini, Franciane Silveira, Geciane Porto, Hélio Nogueira da Cruz, Hermann Hrdlicka, Isak Kruglianskas, Ivete Rodrigues, Lindolfo Galvão de Albuquerque, Marcello Muniz, Marcos Piscopo, Maria Tereza Leme Fleury, Milton Campanário, Moacir de Miranda Oliveira Junior, Patricia Morilha Muritiba, Paulo Moura, Priscila Rezende da Costa, Roberto Sbragia, Rogério da Mata, Sérgio Nunes Muritiba, Simone Vasconcelos Ribeiro Galina

Editora:ATLAS

Edição:1ª Edição

Resumo:O livro é dividido em 10 capítulos que resumem as principais conclusões do projeto GINEBRA (Gestão Empresarial para a Internacionalização de Empresas Brasileiras), programa formado por um grupo de pesquisadores da USP. Dedica-se ao entendimento da dinâmica das empresas multinacionais brasileiras visando apoiar a intensificação de sua participação no mercado internacional. Um dos capítulos aborda a Gestão de Projetos Globais, tratando dos temas referentes a Strategic Issues, Gestão de Equipes culturalmente diversas e práticas de comunicação entre equipes dispersas fisicamente.