images
 
pesquisa/Estudos

Para quem é recomendado

Para pessoas e empresas que desejam estudar aspectos da gestão de projetos dentro de uma abordagem mais sistemática, metódica e cientifica, contribuindo para a solução de problemas organizacionais e para a literatura existente na forma de relatos técnicos, dissertações/teses ou artigos apresentados em congressos e/ou publicados em revistas especializadas.

O que você precisa saber

A atividade de pesquisa em gerenciamento de projetos tem como objetivo avançar o conhecimento nesse campo por meio de estudos orientados a demandas específicas de empresas ou como parte da carreira acadêmica dos envolvidos. Quem opta pela pesquisa na FIA se envolve em trabalhos aplicados de conclusão de curso ou dissertações/teses acadêmicas.

Benefícios e vantagens

A FIA oferece possibilidade de estudo/pesquisa sob demanda específica, por solicitação de clientes e/ou órgãos financiadores, ou por meio de iniciativas auto induzidas. Os resultados são publicados na forma de livros, artigos, ensaios e notas técnicas.

Confira abaixo alguns desses estudos

IMERSÃO DO CONSUMER MARKETING INSIGHTS NO MUNDO DIGITAL (2019)

Autor(es): Marcelo Cometti

Orientador(es): Profa. Dra. Ivete Rodrigues

Resumo: Com o lançamento comercial da internet e a recente massificação na utilização das redes sociais, os consumidores incorporaram de vez a tecnologia no seu dia a dia, causando impactos significativos no processo de interação com as marcas e eliminando fronteiras fisicas. Outro fator importante que surgiu foi a facilidade no gerenciamento da informação e da tomada de decisão. Assim, existiu a necessidade de reestruturação da área de Consumer Marketing Insights da empresa, que deveria evoluir de atuação restrita localmente com processos manuais e descentralizados, para uma atuação em multicanalidade digital sem fronteiras físicas e com redução significativa de custos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a implementação do novo processo e das ferramentas adotas globalmente, bem como mensurar os resultados satisfatórios após a conclusão do projeto.

MODELO ÁGIL SCRUM: UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA ÁGIL SCRUM EM UMA ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL (2019)

Autor(es): André Cavallaro de Oliveira

Orientador(es): Profa. Dra. Ivete Rodrigues

Resumo: Com a transformação digital no mundo atual, o desenvolvimento de software está cada dia mais complexo e exigido em todos os setores. Com a alta demanda e exigências de prazos cada vez mais apertados, existe nitidamente a necessidade da modificação de como as empresas tradicionais tratam o desenvolvimento de projetos. Esse artigo tem como objetivo, apresentar um estudo de caso sobre a utilização da metodologia ágil Scrum, método que tem se firmado nas empresas como a melhor alternativa de desenvolvimento ágil para projeto de sistemas, em uma empresa tradicional de commodities. Como resultados, são relatadas experiências dessa implantação, evidenciando um caso de sucesso.

Gerenciamento de conflitos entre departamentos nas organizações: o papel do gerenciamento de projetos na indústria de autopeças (2016)

Autor(es): Jeferson Allegretti Bomfá

Orientador(es): Prof. Dr. Roberto Sbragia

Resumo: Um dos grandes desafios no gerenciamento de projetos é lidar com conflitos, sejam eles inter ou intradepartamental. Tais conflitos podem acarretar em prejudicar prazos, entregas e principalmente a qualidade do produto ou serviço ao cliente, trazendo insatisfação e prejudicando a imagem da empresa. Neste trabalho iremos apresentar algumas técnicas de gerenciamento de conflitos, bem como alguns exemplos de gerenciamento, com finalidade de mostrar que é possível atingir o sucesso, com equipes bem alinhadas.

Aplicabilidade das Técnicas de Gestão de Projetos em Pequenas Empresas Estudo de caso: DIAGMA (2016)

Autor(es): Maira Limp Pires

Orientador(es): Prof. Dr. Roberto Sbragia

Resumo: A intensa concorrência e as constantes mudanças tecnológicas, políticas e econômicas exigem das empresas a utilização de estratégias que possibilitem a obtenção de vantagens competitivas sustentáveis nos mercados em que atuam. A aplicação de técnicas e metodologias relacionadas à gestão de projetos muitas vezes se apresenta como uma dessas estratégias; entretanto, a maior concentração desses comportamentos é observada nas empresas de grande porte. Nesse contexto, o presente trabalho propõe, como objetivo geral, analisar como as técnicas e ferramentas de gestão de projetos são aplicadas em pequenas empresas e quais são as dificuldades inerentes à sua utilização. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, com a análise de uma pequena empresa do ramo de consultoria. O estudo teve a intenção de identificar pontos em comum relatados pelos entrevistados e apurar evidências que permitiram compreender de que maneira a empresa estudada usa as práticas de gestão de projetos em suas atividades.